Marque na agenda | JULHO 2025

Nas Aguncheiras julho está repleto de novas ideias, reflexões e explorações!


Aos fins de semana, encontros sem obstáculos de idade, crenças ou orientações, num espaço físico natural, local de exploração, presença e partilha com propostas variadas e novidades que surgem do estudo e investigação da obra de Luís Vaz de Camões.

próximos encontros no Bosque das Aguncheiras e noutros locais indicados





13 Julho | 17h PENAS & CANAS
Uma oficina para escrever Camões e explorar os instrumentos de escrita por ele usados.
Sessão de construção e caligrafia - Da cana ao manuscrito. Uma abordagem prática e teórica à moderna escrita à mão do séc XVI. Haverá oportunidade de escolher a cana que irão usar para escrever e talvez encontrar alguma pena. Com esta forma de escrita, trabalharemos a poesia dos Lusíadas de LVC.
Atelier de 1h30




19 Julho | 17h PENAS & CANAS
Segunda oficina para escrever Camões e explorar os instrumentos de escrita por ele usados.
Sessão de construção e caligrafia - Da cana ao manuscrito. Uma abordagem prática e teórica à moderna escrita à mão do séc XVI. Haverá oportunidade de escolher a cana que irão usar para escrever e talvez encontrar alguma pena. Com esta forma de escrita ainda trabalharemos a poesia dos Lusíadas de LVC.
Atelier de 1h30





20 Julho | 17h sob o olhar de CAMÕES
Atelier de artes plásticas cuja proposta passa por pintar as incríveis formações rochosas encontradas em grutas que também Camões deverá ter visto nas suas viagens. A formação de estalactites e estalagmites ocorre com o depósito de minerais, criando formas belas e aparentemente alienígenas. Vamos explorar estas formas fantásticas com carvão e aguarelas.
1h30/2h



21 Julho (segunda) | 9h Encontros com BARCOS
Encontro com gentes do mar. Esta primeira sessão, liga-se à comunidade piscatória de Sesimbra e construirá uma ponte para reflexão sobre as alterações climáticas - uma espécie de Adamastor, guardião do mar Tenebroso, como personificação do medo e do receio que hoje é sentido.

Conversa em Sesimbra, ponto de encontro a enviar com a inscrição. | 1h30



24 julho (quarta quinta-feira do mês) | 16h Tempo do DESENHO
Encontro regular onde se progride passo-a-passo na prática do desenho ao ar-livre. Cada sessão propõe um tema e traz sugestões e orientações para os participantes.
2h.





26 julho | 17h Encontros com ÉCLOGAS
Esta sessão acontece na mata da Amieira, um local sui generis até onde seremos guiados por Francisco Rasteiro, um conhecedor da flora e fauna locais. Lá terá oportunidade de ouvir ler, trabalhar a voz e a interpretação, aprofundando o conhecimento das Éclogas de Luís Vaz de Camões, enquanto nos deixamos inspirar pelo campo que nos rodeia.





27 julho | 18h Encontros com MÚSICAS
Faremos uma festa do Ouvir. Sessões de contemplação sonora no Bosque das Aguncheiras. Acontecem mensalmente e cada uma trará para a partilha importantes exemplos de criações sonoras, compositores eruditos ou populares. Nesta primeira sessão Alberto Lopes com as suas escolhas, fala-nos da impressão da vida de Camões na contemporaneidade.
1h/1h30.


ONDE?

Aguncheiras, Azoia, Sesimbra, Portugal
Aguncheiras | Teatro GPS
N 38.439967 W 9.198785
Junte-se a nós!


Destinatários: comunidade em geral, famílias, curiosos e curiosas :)

link para inscrições - email: aguncheiras@gmail.com
Asseguramos material para inscrições feitas até 24h antes. Se quiser muito aparecer e não tiver enviado email, contacte-nos através do WhatsApp +351 96 687 3quatro93.


DESTAQUE PARA AGOSTO:Vozes nas GRUTAS
Uma experiência singular de audição e sonoridades, com instruções detalhadas para a sua voz neste momento de interação.





créditos fotográficos:
© Leonor AS Lopes
© Carolina Vasconcelos Lapa

#aguncheirascity
#tempodepensaredefazer

Camões 1524 – Mares Navegados integra atividades de teatro, música, performance, oficinas, gastronomia, investigação e mediação com as comunidades e integra as Comemorações do V Centenário de Luís Vaz de Camões. Parceiro Institucional: República Portuguesa – Cultura.
 
@aguncheirascity

Comentários