PAULITEIROS em O Rancor !?

imagem Pauliteiros da Bemposta
O que terá esta imagem de tão forte:
“Um dos patrimónios artísticos e culturais mais típicos de Terras de Miranda é, sem dúvida, o seu folclore, com as suas danças de Pauliteiros.
Notícias da história dão os pauliteiros originários dos povos indo-europeus, que se disseminaram pela Europa Central, da Escandinávia à Península Ibérica.
Vieram, depois, os celtiberos e deram um ar da sua graça, substituindo as originais espadas pelos actuais paus.
Apetrecham-se as mãos com as armas dos tempos mais modernos. Os paulitos chamam-se palotes e os dedos têm o complemento das castanholas, para a música de fecho do lhaço.
Porém, a origem da dança dos pauliteiros não recebe unanimidade dos estudiosos que sobre ela se debruçaram. O P.e João Manuel de Almeida Morais Pessanha e outros autores atribuem a sua origem à clássica dança pírrica, guerreira por excelência. A dança mirandesa dos paulitos teria origem na dança PÍRRICA dos GREGOS, mas manifesta também vestígios de danças populares do sul de França e na dança das espadas dos Suíços na Idade Média. Os romanos seriam os responsáveis pela propagação da dança pírrica a esta região.
O Dr. José Leite de Vasconcelos não aceita esta teoria, justificando que a dança introduzida em Roma, e depois espalhada pelo império, nada tinha em comum com a dança pírrica.

OS INSTRUMENTOS
O tamboril é um pequeno tambor que se toca com duas baquetas. É um instrumento de especial agrado dos mirandeses.
A gaita-de-foles é a clássica gaita pastoril ou gaita galega, mais estridente, por via de regra, do que as similares da Galiza: é também mais tosca, e por isso mais típica.
A flauta pastoril, mono tubular de três buracos, em mirandês fraita, feita ao torno manual, é de pau de buxo, ou de freixo e tocada só com três dedos duma mão: o polegar, o indicador e o médio.
Os buracos são abertos ao fundo, dois na frente e um na retaguarda. Os buracos da frente são utilizados pelos dedos indicador e médio, o buraco da retaguarda
pelo polegar da mão esquerda, enquanto a direita toca o tamboril com a baqueta.
As castanholas são feitas à navalha e enfeitadas com desenhos à ponta da mesma navalha.
in "centro cultural da Bemposta"

Comentários