Reuni-os aqui, meus senhores...

ALEXANDRE – Reuni-os aqui, meus senhores, para lhes pedir ajuda e conselho, e, conhecendo eu a vossa amabilidade de sempre, espero recebê-los. Sou um homem da ciência, e livresco, e sempre estive afastado da vida prática. Não posso passar sem uma orientação da parte das pessoas competentes e peço que tu, João, e o senhor Teófilo, e Mama... É que manet omnes una nox por outras palavras, estamos todos nas mãos de Deus... Não fomos feitos para viver no campo. Mas também não nos é possível viver na cidade com o rendimento que tiramos desta propriedade... Proponho que a vendamos...
VÂNIA – Isto é inconcebível, inconcebível! Ou eu fiquei doido, ou... ou...
MARIA – Vá lá Jony, não contradigas o Alexandre. Acredita que ele sabe melhor o que é bom e o que é mau...
VÂNIA – Uma vida perdida! Eu tenho talento! Sou inteligente... Se tivésse vivido como devia, poderia ter sido um Damásio, um Saramago... Neste trabalho, desperdicei o meu cérebro! Estou a enlouquecer... Mãe, estou desesperado! Mãe!

Comentários